A Maravilhosa História do Crochê


A Historia do Crochê : Quem nunca se perguntou de Onde vem o Crochê ? Ou Quem foi o Criador do Crochê ? Qual a origem do Crochê? Como e Quando o Crochê chegou no Brasil ? Quais os Tipos e Variações do Crochê ? Como é o Crochê nos dias de Hoje?

O Crochê não sai da moda, é técnica milenar já impregnada na cultura, faz parte da tradição das famílias, o crochê conta histórias de séculos e muitas teorias se formaram sobre o assunto, digo teorias por que não se sabe exatamente onde, como e quem foi realmente sua criadora e digo criadora por que com certeza foi uma mulher!!

Qual a Origem do Crochê? De Onde Vem?

Derivada das Línguas Germânicas, em Francês Croc significa o gancho, o bico da agulha de Crochê.

A Historiadora Dinamarquêsa Lis Paludan, que ficou impressionada com a técnica e quis saber de onde o crochê teve origem na Europa, achou mais provável que a técnica tenha começado na Arábia e chegou à Espanha seguindo as Rotas Comerciais da época no Mediterrâneo, ela também descobriu que os índios da América do Sul faziam adornos em crochê para seus rituais. Também os chineses faziam bonecas de crochê e bordados que se difundiram no Oriente Médio chegando a Europa Em torno de 1700.

O bordado de tambor francês, uma técnica parecida com a do crochê, foi ilustrada em detalhes em 1763 na Revista Francesa Encyclopédie de Diderot.  E a agulha mostrada é a mesma usada atualmente.

Em 1823 a Revista Holandesa Penélopé publicou as primeiras instruções usando já o termo Crochê para descrever a técnica e ensinou 5 modelos de bolsas em crochê.

Em 1846 a Francesa Éléonore Riego de La Branchardiere que é creditada como a inventora do Crochê Irlandês, colocou no papel algumas padronagens mais fáceis e publicou para que outras pessoas pudessem copiar.  No século 19 quando a Irlanda estava enfrentando a Grande Fome, o trabalho de renda em crochê foi introduzido como maneira alternativa de renda, criaram uma cooperativa para fazer crochê e produzir produtos para ajudar, também começaram a surgir escolas para ensinar o crochê. Os professores foram treinados e enviados por toda a Irlanda. As rendas irlandesas se tornaram populares na Europa e na América e foram feitas em quantidade até a Primeira Guerra Mundial. Quando os irlandeses imigraram para as Américas, eles levaram consigo o crochê, ajudando a difundir o ofício.

Existe também uma referência do Tricô de Pastor, originalmente praticada pelos camponeses na Escócia e utilizada para fazer roupas, a Revista Penélope mais uma vez em 1833 descreve e ilustra um “gancho de pastor”, igual a agulha de crochê, faziam de aço, de madeira e de marfim, e recomendava  seu uso para crochê com fios mais grossos !! Gente nasceu aí o Maxi Crochê e Maxi Tricô, olha a loucura da mulherada já naquela época?


E assim a técnica foi se difundindo na França, Inglaterra e Alemanha, enquanto eles ainda brigam pela reivindicação da invenção a gente se diverte por aqui !!

A verdade é que Pra fazer crochê basta apenas agulha e linha, não importa o material, lembra que os índios já faziam adornos de crochê para seus rituais? O que será que eles usavam, linha Cléia ? Usavam o que encontravam na natureza, cipós mais finos, palhas. Na América do Sul temos palhas naturais como a Taboa, a Fibra de Bananeira - retirada do tronco da bananeira, Capim, temos o Capim Dourado, temos a Juta, temos planta para fazer Sisal, temos um continente realmente rico em fibras e palhas naturais. Com certeza eles preparavam, cortavam esse material, colocavam pra secar, eles preparavam esse fio de alguma maneira para crochetear seus adornos.


Quando e Como o Crochê Chegou no Brasil?

O nosso crochê aportou juntamente com os navios portugueses quando se deu as primeiras capitanias hereditárias, a partir de 1500. As capitanias de São Vicente e Pernanbuco, as primeiras que vingaram na época, receberam as esposas dos donatários e com certeza trouxeram o nosso crochê na bagagem!!
Com a vinda da família real portuguesa as peças devem ter se tornado ainda mais populares entre as mulheres, as portuguesas já faziam seus bordados com haste redonda para passar o tempo e podem até ter desenvolvido o crochê Português em terras brasileiras, essa técnica é um crochê de ponto alto bordado em tecido pronto. Além disso o Brasil sofreu varias invasões durante sua historia, desde os primeiros tempos da Colonização Portuguesa, a França invadiu o Brasil varias vezes na tentativa de colonização e acabaram por deixar influencias na língua portuguesa, hábitos e o nosso crochê, aposto que também trouxeram nas malas o seu Bordado de Tambor Francês.


Quais os Tipos e Variações do Crochê?

E as variações são tantas de lá pra cá:
Crochê filé, inspirado no Filet Brodé ou ainda, o Bordado filé, feito sobre uma trama previamente tecida e preenchida formando as padronagens .







 Ainda o Crochê de Grampo, feito com uma agulha no formato de U:






 O crochê peruano ou broomstick (cabo de vassoura) usa a agulha de crochê comum e um pedaço de cabo de vassoura, fazendo correntes e passando em volta do cabo formando laços e unindo os fios formando o tecido.








O crochê tunisiano ou crochê afegão é considerado uma mistura de crochê com o tricô, é feito com agulha comum de crochê porém com o cabo comprido, igual a agulha de tricô, de modo a acomodar vários pontos para então serem trabalhados. 






Utilizamos muito essa técnica aqui na Oficina da Roça, sempre começamos com uma corrente e combinamos habilidades do crochê e do tricô para criar pontos com texturas e relevos. Você encontra esse e outros produtos em nossa Pagina online.







No entanto, e o Tricô?

O Tricô também é uma técnica de entrelaçamento de fio, qualquer fio, com duas agulhas compridas de ponta. Os mais antigos trabalhos datam de 1000 AC, foram descobertos no Egito e pasmem, tricô circular, faziam meias e cachecóis com agulhas de ossos e madeira.
Inicialmente era feito a mão e destinada para roupas em regiões de abundante Lã.

As mulheres também tricotavam manualmente peças para os soldados, a Balaclava de tricô se tornou moda em épocas de guerra. As máquinas de tricô aceleraram a produção do tecido para auxiliar nos enxovais de guerra a partir do século XIX e depois acabou por fazer parte da produção de roupas comerciais na Europa sendo difundida mais tarde em todo o Mundo.

No Brasil as principais cidades de desenvolvimento do Tricô Industrial São : Monte Sião, Jacutinga, Blumenau, Farroupilha, Gramado e Curitiba.

Nos anos 60 e 70 o tricô se popularizou definitivamente no mercado da moda, na vida e nas casas das mulheres desse país, e ainda está por aqui, amém !!


O Crochê e o Tricô Moderno, como está a técnica nos dias de hoje?

A verdade é que chega um momento que essas duas técnicas milenares se confundem de tal maneira que perdemos a conta das possibilidades que existem.

Pra se ter uma ideia, hoje em dia não é preciso nem ter uma agulha para fazer tricô ou crochê.

Existe já algum tempo uma mulherada muito louca na França, Alemanha, Inglaterra e na Dinamarca fazendo e abusando da técnica apenas com as mãos, devo admitir, claro que é nosso sonho de consumo, mais infelizmente o Brasil está muito aquém em tecnologia têxtil para produzir essas belezuras de cordões, futons e fios pra lá de grossos e macios, os matérias que essas mulheres tem disponíveis no mercado internacional são fora do comum. A gente fica babando por aqui !!

Selecionei algumas imagens dessas mulheres artesãs pra vocês terem uma noção do que rola no mercado lá fora quando falamos de macro crochê e macro tricô.









E enquanto não chega isso tudo por aqui a gente se diverte, agora mais ainda já que estamos fabricando nossos  fios dentro de nossa fábrica, essa experiência está nos trazendo a oportunidade não só de experimentação com as fibras,  mais principalmente da utilização desses materiais de forma mais focada em nossos núcleos de mulheres, parceiras do trabalho manual.


 “ É assim quando a gente ama o que faz “




 Conheça nossa história e nosso trabalho no Site, Facebook e Instagram !!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Almofadas e Mantas Maxi Tricô e Crochê

Puffs e Banquetas Redondas de Crochê para Salas e Quartos!!